Descarte de pilhas e baterias? Portal de Logística Reversa da FecomercioSP

 

 

 

Portal ajuda a encontrar pontos de entrega. Para a reciclagem avançar no Brasil é preciso ter uma participação ativa da sociedade, que muitas vezes não ocorre por falta de informação. O Portal de Logística Reversa da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) ajuda o consumidor a encontrar pontos de entrega de pilhas e baterias portáteis e de baterias de chumbo ácido. A plataforma pode ser acessada pelo link: www.fecomercio.com.br/projeto-especial/logistica-reversa/.

A ferramenta também traz uma cartilha com informações detalhadas sobre o que é Logística Reversa e os impactos ambientais do descarte irregular de pilhas e baterias portáteis, disponível pelo link: http://www.fecomercio.com.br/logistica-reversa/files/LR_consumidor.pdf.

Para consultar os pontos de entrega, o consumidor deve clicar na aba Produtos e escolher o produto (Pilhas e Baterias Portáteis ou Baterias de Chumbo Ácido). Ao rolar a página, aparecerá a aba Pontos de Entrega Cadastrados e logo abaixo o link Acessar http://www.fecomercio.com.br/projeto-especial/logistica-reversa/pilhas-e-baterias-portateis.

As pilhas e baterias portáteis usadas devem ser mantidas em sacos plásticos ou embalagens plásticas até serem levadas a um ponto de entrega. Os comerciantes receberão e armazenarão os produtos, que serão encaminhados até um sindicato ou parceiro que atue como Ponto de Entrega Secundário ou até a Central de Triagem mantida financeiramente pelos fabricantes e importadores. Estes também arcarão com os custos do transporte até o local onde serão reciclados, bem como a reciclagem e a disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos.

Já no caso das baterias automotivas, de motocicletas, de embarcações ou industriais, o comerciante que efetua a troca, fica com a bateria usada, a qual será retirada pelos distribuidores ou fabricantes e importadores, a fim de que procedam à reciclagem e à disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos.