sobre o evento

Já estamos preparando a Reciclamais South American Expo 2016.

Serão muitas novidades e muito conhecimento para o visitante.

Novas empresas, novos produtos, novas soluções para o mercado e, como sempre acontece, as palestras, forte atrativo para o público. 

E os palestrantes são personalidades relevantes dos setores envolvidos de remanufatura de cartuchos de impressão, de outsourcing, assistência técnica, sublimação, além dos analistas do Sebrae, consolidando a parceria com a Reciclamais, Expo e Revista.

Esta é a 15ª exposição, mostrando um evento tradicional na agenda nacional e internacional. 


Você sabe como tudo começou?


Como surgiu a Reciclamais Expo
O primeiro número da Revista Reciclamais circulou no mês de agosto de 2001, com instruções técnicas e informações sobre o recente mercado de remanufatura de cartuchos de impressora. Foi uma resposta à necessidade de um setor que surgia e era ávido de informações. 

2002
O primeiro aniversário, em agosto de 2002, foi comemorado em dois dias inteiros, no Hotel Golden Tower, em Pinheiros, na cidade de São Paulo. Na ocasião, houve palestras de renomados profissionais nacionais e internacionais e uma exposição de produtos e equipamentos para reciclagem de cartuchos de impressoras. A boa recepção do público mostrou o caminho a seguir: a Reciclamais Expo.

2003
Em 2003, o local escolhido para a comemoração do segundo aniversário foi a Câmara Americana de Comércio, Amcham, um lugar maior para atender a crescente procura. Nesta ocasião, já era Reciclamais Expo, e teve 33 expositores nacionais e estrangeiros. Confirmando o sucesso, a visitação ao evento foi de 4 mil pessoas. O formato de exposição mais palestras também estava consolidado.

2004
A terceira Reciclamais Expo precisava de um lugar que comportasse as milhares de visitações da ocasião anterior e as do presente ano. Foi assim que ocupou, pela primeira vez, um pavilhão de exposições, o Center Norte. A aprovação do evento mostrou-se na marca de 7 mil visitações e mais do que o dobro de expositores. Ingressava definitivamente no calendário de feiras internacionais. 

2005
O público visitante crescia constantemente. Pelo quarto ano consecutivo a Reciclamais Expo aumentava suas visitações, chegando a 9 mil, aos 79 expositores entre brasileiros e estrangeiros. Foi uma presença recorde, o que transformou o Expo Center Norte a vitrine mundial do setor de remanufatura de cartuchos e toners para impressoras.

2006
Mais do que o ano anterior, em 2006, a Reciclamais Expo recebeu 10 mil visitações aos expositores. Desta maneira, a feira consolidou sua importância internacional no setor de remanufatura de cartuchos de impressora.

2007
Internacionalização. Este foi um passo natural para a Reciclamais Expo, com a concretização da parceria com a Recharger Magazine, na época, a maior e a mais antiga revista técnica e dirigida ao segmento de remanufatura de cartuchos de impressora e também a promotora da World Expo, um dos eventos mais importantes do setor. Assim, em 2007, na sexta edição, a feira passa a ser Reciclamais South American Expo, evidenciando seu caráter globalizado. 

2008
A globalização, consequência da internacionalização da Reciclamais South American Expo, atraiu mais expositores estrangeiros em busca de novos negócios. Os visitantes favoreceram-se do aumento de opções em termos de produtos, serviços e equipamentos. A 7ª edição do evento trouxe um marco inédito: as palestras passaram a ser gratuitas, com livre acesso de todos os interessados. 

2009
No ano de 2009, em plena crise econômica mundial, foi a vez das empresas de fora enxergarem no Brasil uma saída para as dificuldades em seus mercados locais. Novamente, os visitantes e expositores se beneficiaram do ambiente global. 

2010
Em 2010, o sucesso continuou: foram 130 expositores, um acréscimo de 75% sobre 2009, e a visitação foi de 7.600 pessoas para a melhor e maior feira de negócios para a atividade de remanufatura de cartuchos de impressora da América Latina. As palestras foram 29, dos mais variados temas, técnicos ou não, que receberam 1.400 profissionais interessados em ampliar o conhecimento e trocar ideias, já que os palestrantes atenderam às dúvidas, mesmo fora da sala.

2011
Sempre em movimento crescente, um ano depois, em 2011, recebemos 140 expositores, de países como Alemanha, China, Estados Unidos, Índia, Itália, e Japão, mostrando que realmente a comunidade internacional estava muito interessada no mercado brasileiro de remanufatura de cartuchos de impressora, contando com quase dez mil visitações.

2012
O ano de 2012 mostrou como a consistência de um evento como a Reciclamais South American Expo instalou-se na agenda internacional do setor. Recebemos expositores de países de origem como China, Estados Unidos, Alemanha, Coréia e Turquia. Prosseguindo na trajetória bem-sucedida e consolidada de uma feira de negócios, a Reciclamais South American Expo recebeu aproximadamente 10 mil visitações, mantendo-se como opção nacional e internacional para o mercado de suprimentos para impressoras.

2013
Bons negócios e aumento de conhecimento continuam sendo os melhores resultados para expositores e visitantes da Reciclamais Expo. A fórmula, já consagrada em mais de dez anos, prossegue movimentando empreendedores de outras cidades, outros estados e países. Em junho de 2013 tivemos um obstáculo diferente: as manifestações populares, que aconteceram nos dias anteriores e durante a feira. Mas nem esta dificuldade impediu as mais de sete mil visitações. Na área das palestras, tivemos uma remanufatura ao vivo, com a presença do técnico disponível para 180 pessoas. Foi um sucesso!

2014
Um ano complicado, assim foi 2014. Carnaval tardio, as complexas consequências da Copa do Mundo no Brasil, os conturbados preparativos para as eleições. Mesmo assim, oferecemos uma feira diferente. Novos expositores e uma grade de palestras bastante variada e abrangente. Diante das dificuldades de um ano completamente atípico, as 5 mil visitações e os 80 expositores foram considerados resultados plausíveis, condizentes com a inquieta situação econômica, nacional e internacional. O saldo, muitos negócios e informações ao mercado, é o que consagra a feira como o mais importante evento para os empresários dos setores de recondicionamento de cartuchos de impressoras, de sublimação e de outsourcing de impressão. 

2015
As complexidades econômicas de 2014 continuaram e um ano depois, a Reciclamais South American Expo 2015 abriu em um clima de crise, mas ao mesmo tempo, com a expectativa de aproveitar as oportunidades, que surgem nestas ocasiões. Muitos expositores comemoraram os resultados, contrariando as previsões sombrias de algumas pessoas. Em termos de resultados, as visitações tiveram o mesmo número do ano passado: 5 mil. E contamos com 80 marcas expositoras. O Sebrae-SP, que esteve na feira pelo quarto ano seguido, repetiu a orientação de não se deixar levar pelo pessimismo e abrir os olhos para as oportunidades. Em 2016, o evento mais importante para os empresários dos setores de recondicionamento de cartuchos de impressoras, de sublimação e de outsourcing de impressão acontece em 6, 7 e 8 de junho. Nos vemos lá!