Você sabe a diferença de digitalização entre uma multifuncional e um scanner profissional?

 

Para muitos, digitalizar um documento em uma multifuncional ou em um scanner é a mesma coisa. Porém, além da qualidade incomparável que um scanner profissional proporciona, o equipamento oferece diversas funções que uma multifuncional pode deixar a desejar. Obviamente, que tudo vai depender das suas necessidades.

Vale lembrar que ambos possuem funcionalidades, como instalação de softwares e aplicativo personalizado como o Arquivo Digital, que é uma solução desenvolvida pelos profissionais da Reis Office para automatizar processos, criando um workflow da digitalização dos documentos. Sempre orientada pela tecnologia, a empresa sediada em Guarulhos acompanha todo o desenvolvimento do mercado de impressão, criando novas soluções.

Abaixo, veja um comparativo de cada equipamento e seu fluxo de trabalho. O objetivo aqui não é mostrar o que é bom ou ruim, e sim a diferença entre eles e suas respectivas funções:

 

Multifuncional

Possui um scanner de conveniência, pois faz vários serviços em um só equipamento, como scanear, imprimir e copiar. Caso não tenha Application Development Framework (ADF), a digitalização de uma impressora multifuncional deve ser feita manualmente um para um e, em sua maioria, consegue realizar tal tarefa direto na rede.

 

Scanner profissional

Tem uma série de praticidades diferentes da multifuncional, podendo digitalizar um lote de documentos de diferentes formatos de uma única vez. Realiza alinhamento de texto, quando o próprio software faz a rotação por mais que a folha entre de forma errada. Entre outras operações, há ainda eliminação das páginas em branco e digitalização frente e verso em apenas uma passada. O scanner profissional também deixa os arquivos muito mais leves, o que proporcional digitalizar documentos de várias páginas. Ele assegura ainda a digitalização de papeis de várias gramaturas bastante diferentes. Alguns modelos de scanner permitem até digitalizar cartões rígidos, como crachás e cartões de crédito.