Sodimac e Prolata instalam pontos de coleta de latas de tinta vazias na Baixada Santista

A Sodimac, varejista no setor de materiais para construção, reforma e decoração na América Latina, deu início à instalação de pontos de entrega voluntária (PEVs) da Prolata, entidade sem fins lucrativos da indústria de aço. Até o momento, foram instalados coletores nas lojas Sodimac Dicico em São Vicente, Guarujá Balsa e Itanhaém, além das unidades Dicico em Santos e Guarujá Enseada, totalizando cinco pontos. Brevemente, a empresa irá expandir o projeto para outras lojas da Baixada Santista.

Os PEVs fazem parte da estratégia da cadeia de produção e comercialização de tintas de cumprir todas as etapas da chamada logística reversa, garantindo que as embalagens de tinta vazias possam ser coletadas e recicladas da forma correta, sem serem descartadas no meio ambiente, e gerando valor para toda a cadeia de reciclagem, especialmente para os catadores.

“Essa iniciativa fornecerá aos nossos clientes uma alternativa correta e segura para o descarte de embalagens de aço após o uso dos produtos. Além disso, será uma forma de atuação junto à comunidade, uma vez que as latas arrecadadas nos pontos de entrega voluntária (PEVs) presentes nas lojas serão doadas para as cooperativas de reciclagem inscritas no programa”, destaca Fernando Uchoa, Diretor de Riscos e Governança da Sodimac Brasil. Antes do descarte da lata de tinta, a recomendação é usar toda a tinta da lata, não lavar a embalagem e deixar secar os resíduos por, pelo menos, 24 horas.

A instalação dos postos da Prolata na Baixada Santista faz parte do plano de ação definido no Termo de Cooperação Ambiental celebrado, em novembro de 2018, entre o Grupo de Atuação Especial do Meio Ambiente (GAEMA), do Ministério Público de São Paulo; a Associação Brasileira de Embalagem de Aço (Abeaço), criadora e coordenadora da Prolata; a Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas (ABRAFATI); e a Associação dos Revendedores de Tintas do Estado de São Paulo (Artesp).

“Acreditamos que é papel do fabricante de latas de aço recebê-las de volta e encaminhá-las para revalorização. A Prolata foi a primeira entidade gestora para logística reversa de embalagens reconhecida pelo Ministério do Meio Ambiente”, explica Thaís Fagury, presidente da Abeaço e coordenadora da Prolata. Ela destaca que o sistema de logística reversa deve ser constituído considerando a responsabilidade compartilhada, envolvendo consumidor, fabricantes de embalagens, fabricantes de produtos envasados, varejo e, por fim, a indústria recicladora. Thaís lembra ainda que o aço é um material 100% e infinitamente reciclável. 

Endereços das lojas que já receberam coletores:

Sodimac Dicico São Vicente: Av. Prefeito José Monteiro, 1045, Jardim Independência

Sodimac Dicico Itanhaém: Rua João Pedro Orsi, 117/120, Cidade Anchieta

Sodimac Dicico Guarujá Balsa: Av. Adhemar de Barros, 1531, Jardim Helena Maria

Dicico Guarujá Enseada: Av. Dom Pedro I, 2520, Jardim Belmar

Dicico Santos: Rua Alexandre Martins, 80 – 301, Aparecida