Governo lança plataforma para monitorar mudanças climáticas

A população brasileira vai contar, a partir de março de 2020, com uma plataforma de monitoramento de mudanças climáticas. Anunciado pelo governo, nos primeiros dias do ano, o “Impacta Clima” vai permitir que diversos setores da sociedade utilizem os dados e informações do projeto para estudo.

 

A plataforma estava em análise há dois anos pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas e a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa. Márcio Rojas, coordenador-geral do Clima do Ministério explica os tipos de informação que serão apresentados digitalmente para população.

 

Os primeiros dados da plataforma devem ser divulgados em março de 2020. O semiárido brasileiro será a primeira região estudada com foco na parte hídrica, energética e alimentar. O executivo garante que outras regiões serão mapeadas após o lançamento do projeto-piloto. A expectativa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações é cobrir todo o território nacional com o programa até 2023.